NHAC! UMA LIÇÃO DE QUEIJO
“O teatro proporciona a criança uma aprendizagem mais ampla; aumenta sua criatividade; promove o respeito ao próximo; propicia o diálogo entre crianças, fazendo com que ela desenvolva suas relações interpessoais; leva a reflexão sobre si mesma, possibilita o autoconhecimento, aumentando o conhecimento do seu corpo e suas variedades de expressão e comunicação.”
Baseado em estudos de Fabiane Tejada de Oliveira
Teatro na Escola (p.03)
Instituto de Artes e Design
Universidade Federal de Pelotas RS/Brasil
PAR Cia de Teatro está sempre aperfeiçoando, seu “Projeto Escola”, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da criatividade e ampliação do imaginário na criança e no adolescente através do contato direto com espetáculos teatrais e estimular a realização da arte teatral no contexto escolar.
Temos também um projeto, sendo elaborado, para proporcionar experiências de oficinas teatrais com alunos do Ensino Fundamental I e II, através de atividades como jogos dramáticos e improvisações teatrais. Só assim conseguiremos trabalhar um pouco melhor as relações interpessoais entre as crianças, promover o Autoconhecimento com vistas a aumentar o conhecimento do seu corpo e suas variedades de expressão e comunicação.
Nosso objetivo é oferecer dois tipos de Projetos Escola: o 1º chamado de “Teatro na Escola” onde ocorre simplesmente a encenação de uma peça teatral, no caso o Espetáculo infanto-juvenil “NHAC! UMA LIÇÃO DE QUEIJO”, podendo (ou não) haver debates após a apresentação, com o Diretor e com os atores, dependendo da Faixa Etária das crianças. E o 2º chamado de “Oficina de Teatro com a PAR” onde ocorre a encenação do Espetáculo infantil “NHAC!” e após realizaremos as oficinas teatrais com os alunos, porém cabe salientar que essas oficinas são para alunos a partir do Ensino Fundamental II, ou seja, para faixa etária superior a 10 anos.
Nas oficinas, os alunos farão exercícios para aperfeiçoamento da expressão corporal e vocal, realizarão improvisações e vivenciarão processos básicos de construção de personagens, sendo todas essas atividades voltadas para exercitar a prática social dos alunos.
“O Teatro em ambiente didático pode oferecer a oportunidade para que os alunos conheçam mais a si próprios e aos outros que os cercam, operando a arte como um processo coletivo. Ao construir cenas e exercitar a improvisação, os alunos recriam cenas vividas por eles, cenas cotidianas, utilizam a imaginação, a criatividade e a percepção para desenvolverem um olhar diferenciado sobre si mesmos, sobre as situações cotidianas e sobre o mundo. É compartilhando descobertas, sentimentos, ideias e atitudes que os alunos estabelecem uma relação entre sua própria individualidade com a coletividade, desenvolvendo melhor a socialização.”
Tirado de:
Salientamos que a prática teatral nas escolas deve ter como base exercícios de observação e improvisação. Levar apresentações e oficinas de teatro as escolas não visa buscar a formação de jovens atores, mas exercitar a prática social dos alunos, permitindo que eles trabalhem melhor em conjunto, se expressem com mais desenvoltura e, obviamente, desenvolvam sua consciência crítica. Podemos, portanto, pensar como um projeto didático, como um jogo teatral que busca a familiarização dos alunos com a linguagem corporal e os aspectos de produção coletiva. Propomos uma série de exercícios que desenvolvam a capacidade do aluno de produzir, dialogar e interagir em grupo.
Levar atividades de Teatro as Escolas permite que a criança, adolescente ou pré-adolescente vivencie as mais variadas formas de comportamento humano. Permite que o aluno descubra uma série de valores; desenvolva uma série de hábitos e atitudes, tais como: concentração, confiança, poder de crítica, autenticidade e capacidade de diálogo que irão influenciar no seu comportamento, proporcionando ao aluno um crescimento, como ser humano, harmonioso.
Se interessou por nosso Projeto Escola? Entre em contato com a produção e solicite uma reunião, vamos até sua escola para conversarmos e ver qual Projeto Escola melhor atende a sua instituição.
Para solicitar uma reunião com a produção do Espetáculo:
de Ed Anderson
Direção: Mati Lima
PAR Cia de Teatro fez 03 apresentações em Escola na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
09/15/15
08:00
No dia 15 de Setembro (3ª feira) a PAR Cia de Teatro apresentou no Educandário Monteiro Lobato no bairro de Campo Grande/RJ o espetáculo infantil "Nhac! Uma Lição de Queijo" de Ed Anderson; com Direção de Mati Lima e Assistência de Direção de Moira Braga.
Realizamos 03 apresentações, fechadas, aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1. As crianças se divertiram muito com nosso espetáculo e participaram da cena, interativa, da Ginástica da Professora Preguiçolina. Foi muito gratificante, para a “PAR”, ver a alegria das crianças e a interação das mesmas com nossos trabalho.
Veja algumas fotos de nossas apresentações ao lado.
Fica aqui registrado ao Educandário Monteiro Lobato nosso muito obrigado, pelo convite para realizar as apresentações na Escola.
Apresentação do Espetáculo “NHAC! UMA LIÇÃO DE QUEIJO” para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, do período da tarde. Descrição da Imagem: Na imagem várias crianças sentadas assistem a apresentação do Espetáculo. Na área cênica, os atores se encontram, todos em cena, fazendo uma coreografia do espetáculo.
Apresentação do Espetáculo “NHAC! UMA LIÇÃO DE QUEIJO” para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Descrição da Imagem: Na imagem várias crianças estão em pé assistindo a Cena da ginástica da Dona Preguiçolina, com os braços para o alto imitando todos os movimentos feito pela Personagem Priguiçolina.
Apresentação do Espetáculo “NHAC! UMA LIÇÃO DE QUEIJO” para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, do período da tarde.
Apresentação do Espetáculo “NHAC! UMA LIÇÃO DE QUEIJO” para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Descrição da Imagem: À frente no centro D. Preguiçolina (Moira Braga) está dando aula de educação física para os bichos da floresta; à direita de D. Preguiçolina estão Lubilú (Amanda Melo) e Dr. Grilo sem Grilos (Felipe Pereira); à direita esta a Galinha (Simone Vidal). Todos os alunos da plateia estão de pé e imitando os movimentos, da ginástica, que são feitos pelos personagens.
Apresentação do Espetáculo “NHAC! UMA LIÇÃO DE QUEIJO” para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Descrição da Imagem: Na imagem várias crianças sentadas assistem a apresentação do Espetáculo. No centro do palco encontra-se Dr. Grilos, na esquerda da imagem está o Caco o Macaco e a direita dona Ambrósia sob dois pneus, deitados um em cima do outro. No fundo da área cênica encontra-se uma rotunda branca de cima a baixo e presas a ela há pompons verdes e marrons em tiras verticais.
Apresentação do Espetáculo “NHAC! UMA LIÇÃO DE QUEIJO” para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Descrição da Imagem: Várias crianças sentadas assistem o Diretor do Espetáculo, Mati Lima, falar sobre a peça antes de começar a apresentação. Atrás de Mati Lima há uma grande cortina preta, que se encontra fechada tapando a área cênica do espetáculo.
“é preciso lutar para que o Teatro tenha seu lugar na Educação, porque se ele existe na sociedade, deve existir na escola”.
Reverbel (1997, p. 168)