MATI LIMA
Equipe "PAR"
Matisael Lima nasceu em 1981 na cidade de Coronel Fabriciano/Minas Gerais.
Diretor Artístico da PAR Cia de Teatro é Ator, Produtor, Dramaturgo e Iluminador.
Atuou profissionalmente em 1999 no espetáculo “Retalhos de Minas” baseado na Antologia Poética de Carlos Drummond de Andrade ao ingressar no Grupo Perna de Palco/Ipatinga-MG, onde permaneceu até o ano de 2006. Nos 08 anos no Grupo Perna de Palco, exerceu a função de Ator; Produtor Executivo; Assistente de Produção; Iluminador; Professor de Teatro para Crianças e Adolescentes, Assistente de Direção, além de fazer parte da equipe de pesquisa de Dramaturgia Colaborativa. De 2000 a 2006 estudou Canto Popular com a Preparadora Vocal Babaya da Babaya Escola de Canto/Belo Horizonte/MG. Em 2001, buscou ampliar seus conhecimentos trabalhando na área de Iluminação Cênica, sob a batuta do Light Designer (Iluminador) Jorginho de Carvalho, através de um intercâmbio com o Grupo Ponto de Partida/Barbacena-MG. Em 2002 realizou o intercambio sobre processos de montagens acompanhando a montagem do espetáculo “De Getúlio a Getúlio, a história de um mito” de Sérgio Britto e Clóvis Levy com direção de Sérgio Britto. Ainda neste ano participou da oficina “O Ator e a Palavra” ministrada por Sérgio Britto. Em 2006 desligou-se do Grupo Perna de Palco, buscando novas vertentes, passou a trabalhar como profissional convidado, exercendo as funções de: Produtor Executivo, Ator, Light Designer (Iluminador) e Assistente de Produção.
Em 2008 a convite do ator Sérgio Britto veio ao Rio de Janeiro para acompanhar o processo de estudo e construção do personagem para o espetáculo “A última gravação de Krapp e Ato sem palavras I“ monologo encenado por Sérgio Britto. Em 2009 foi Idealizador, Gestor e Produtor Executivo do projeto “Minas Músicas – Festival Brasileiro de Teatro Musical”, realizado em Ipatinga/MG com o Patrocínio da Usiminas. Em 2011 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde passou a trabalhar como Ator, Produtor Executivo, Assistente de Produção e com Gestão de Projetos Culturais. Em 2014 fundou junto com os artistas, Lucciano Whyte; Moira Braga; Fabíola Godoi e Genilson Barbosa a PAR Cia. de Teatro, no Rio de Janeiro.
Em 17 anos de carreira atuou em 22 espetáculos com destaque para “Morte e Vida Severina” da Obra de João Cabral de Melo Neto e Direção de Ricardo Maia; “Carrum Navalis – Sketes para o T-Ato” com Direção de Ricardo Maia; “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna e Direção de Marcos Côrrea; “Passarim – O Menino que Aprendeu a Voar” com Direção de Luzia de Resende; “Morte Work in Progress“ de Woody Allen e Direção de Antônio Ney Braga; “Brincando de Orquestra” de Tim Rescala com Direção de Luzia de Resende, com Regência de Tim Rescala e participação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais; “A Febre do Samba” Texto e Direção de Emmanuel Santos e participou como ator convidado pelo Grupo Ponto de Partida/Barbacena – MG das gravações para o Memorial Vale, sob Direção de Gringo Cardia.