MOIRA BRAGA
Equipe "PAR"
Moira Braga é atriz, bailarina, jornalista, pesquisadora e consultora em acessibilidade comunicacional e artística.
Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Faculdade da Cidade, antiga UniverCidade. É técnica em Recuperação Motora e Terapia através da Dança, pela Faculdade Angel Vianna, com Pós-graduação no curso Corpo, Diferenças e Educação, pela faculdade Angel Vianna. Foi Aluna convidada do curso Análise Sistêmica do Gesto Expressivo do programa de pós-graduação em artes cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
De 2007 a 2008, foi colaboradora do projeto de pesquisa Atos no Escuro, que visa a formação teórica, vocal e corporal do ator cego. Em outubro de 2008, participou da Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas culturais de Inclusão da Pessoa com Deficiência, realizada no Rio de Janeiro. O relatório final dessa Oficina deu origem ao livro “Nada Sobre Nós Sem Nós”. Em 2009, foi apresentadora do programa “Assim Vivemos” que foi ao ar pela TV Brasil, o programa foi pioneiro e se tornou modelo de mídia totalmente acessível, exibindo filmes com a temática da deficiência e utilizando os recursos de audiodescrição, legenda e língua brasileira de sinais.
Sob coordenação e direção de Paulo Trajano, criou “Ventaneira”, um trabalho solo de teatro e dança que apresentou no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, em 2010. De 2011 a 2014 fez parte do grupo Os Inclusos e os Sisos - teatro de mobilização pela diversidade, onde atuou como assistente de dramaturgia, atriz, assistente de direção, preparadora corporal e operadora de legenda eletrônica.
É professora do curso livre de Reeducação dos sentidos através da consciência corporal na Faculdade Escola Angel Vianna; atua como bailarina pesquisadora da Pulsar Companhia de Dança e é uma das coordenadoras do grupo de estudo e pesquisa em Dramaturgia do Movimento e Fruição Estética, desenvolvido na Escola Angel Vianna.
Em 2015 em paralelo com a PAR Cia de Teatro, onde atuou no espetáculo “NHAC!”, atuou como bailarina na temporada do espetáculo “Por trás da cor dos olhos” da Pulsar CIA de Dança.